Redes Informáticas

Redes Informáticas

 

 

 

Tipo de rede

 

Rede Local(lan- Local Area Nertwork)

 

  Uma "Local Area Network" caracteriza-se por ocupar uma área limitada, no máximo de 10km de raio,  muitas vezes limitam-se a apenas um piso de um edificio, um conjunto de salas, ou até uma única sala. São redes de débito medio ou alto (desde 10 Mbps até 1 Gbps, sendo actualmente o valor de 100 Mbps o mais comum).

 

Algumas caracteristicas desta rede são:

 

  • Interliga dispositivos fisicamente próximos
  • Rede privada controloada localmente
  • Operam dentro de uma area geográfica limitada

 

Uma rede informática pode servir vários objectivos distintos:

 

  • A partilha de recursos (ficheiros, aplicações ou materiais, ligação à Internet, etc.)
  • A comunicação entre pessoas (correio electrónico, conversa em directo, etc.)
  • A comunicação entre processos (entre computadores industriais, por exemplo)
  • A garantia da unicidade e da universalidade do acesso à informação (bases de dados em rede)
  • O vídeo jogo com vários jogadores

 

MAN (Metropolitan Area Networks) – permitem a interligação de redes e equipamentos numa área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).

man

 

WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc).

wan_00

PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc:

panSAN (Storage Area Networks) – também designadas de redes de armazenamento, têm como objectivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.

SAN_00

Considerações finais

As redes de comunicação são nos dia de hoje infra-estruturas essenciais à comunicação, investigação, desenvolvimento, partilha e vida quotidiana. As pessoas cada vez mais dependem das mesmas para o desenvolvimento das mais diversas actividades profissionais ou de lazer.